Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à exitência ao conhecimento à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Dá sentido à vida humana, necessária para o indivíduo e para toda a sociedade. É dela que se depreende o conhecimento e os seus reflexos na realidade social. A filosofia é uma atitude reflexiva. Ela possui uma estrutura lógica capaz de produzir conceitos e idéias, ultrapassando as nossas experiências cotidianas, as nossas crenças, atingindo assim um grau significativo de profundidade com relação aos problemas do mundo.
Enquanto que a chamada “filosofia de vida” está relacionada à mera opinião, cujo termo grego é doxa, ou seja, a uma especulação rasa e simplista sobre as coisas, sem nenhum conteúdo rigorosamente reflexivo. É uma concepção de mundo que o homem acaba desenvolvendo para uso pessoal.
- Filosofia e Filosofia de Vida. Disponível na Unidade II do material didático, Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITASl, 2011).

É verdade Genilza, a filosofia é uma atitude diante da vida, tanto no dia a dia como nas situações-limite, que exigem decisões cruciais. Por isso, no seu encontro com a tradição filosófica, é preferível não recebê-la passivamente como um produto, como algo acabado, mas compreendê-la como processo, reflexão crítica e autônoma a respeito da realidade.
ResponderExcluirUtilizamos a filosofia de vida diariamente sem percebermos, e as vezes ainda vamos além fazendo o papel de grandes filósofos com nossas idéias um tanto exageradas com relação ao que vivenciamos no decorrer de nossas atividades corriqueiras, não é mesmo colega?
ResponderExcluirHoje temos o auxilio da filosofia em diversas áreas da sociedade, tanto na educação quanto na política se faz necessária levar em conta o importante papel da filosofia.