segunda-feira, 30 de abril de 2012

ED02 - PLATÃO E ARISTÓTELES

Platão exerceu uma grande influência na educação grega, tendo sido o mais importante discípulo de Sócrates. Ele foi o principal responsável pela transmissão escrita dos ensinamentos do seu mestre. Além disso, criou as suas próprias idéias, demonstrando possuir um notável zelo pelo saber.
Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética,  a política, a metafísica e a teoria do conhecimento.
A sofisticação de Platão como escritor é especialmente evidente em seus diálogos socráticos; trinta e cinco diálogos e treze cartas são creditadas tradicionalmente a ele.
Embora não exista qualquer dúvida de que Platão lecionou na Academia fundada por ele, a função pedagógica de seus diálogos, eram ferramenta de ensino nos tópicos mais variados, como filosofia, lógica, retórica,  matemática, entre outros.


Aristóteles freqüentou a Academia de Platão, tornando-se seu discípulo.  Escreveu vários trabalhos científicos, a saber, A física, História Natural, As partes dos animais, etc. Sobre estética produziu duas grandes obras, intituladas Retórica e Poética. É considerado o criador do pensamento lógico
Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza. O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano.
Ambos os filósofos tiveram, na Antiguidade, uma influência extremamente marcante. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Ambos  partilham de teses decisivas sobre a natureza do conhecimento, do mundo e da ação: em grandes linhas; e sustentam uma perspectiva realista de cunho eminentemente racionalista

Pensamento  sobre a educação:
"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces".
                                                                                    (Aristóteles)

Influência de Platão e Aristóteles na Educação Atual. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o;  http://www.suapesquisa.com/aristoteles/ e  Unidade I, do material didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011) Acesso em:  29/04/2012.

2 comentários:

  1. Para Platão o conhecimento mais próximo da realidade concreta está apenas no mundo das ideias, daí inclusive a expressão amor platônico significando originalmente que o verdadeiro amor pertence aquilo que é imaginado e não ao vivido. Ele afirmava que existiriam dois mundos diferentes: Mundo Sensível e Mundo Inteligível ou das Ideais.
    Para Aristóteles as ideias expressem a verdade, este conhecimento é inútil, pois a realidade é uma junção de graus, isto porque, além da razão e dos sentidos, para conhecer é necessário usar a intuição, um raciocínio inconsciente, uma suposição sobre o que pode ser.
    Disponível em: http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/01/teoria-do-conhecimento-na-antiguidade.html. Acesso em 30/04/2012.

    ResponderExcluir
  2. Para Platão, "toda virtude é conhecimento". Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira – portanto, a educação não pode se restringir aos anos de juventude. Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça – como Platão preconizava – que deveria ser tarefa de toda a sociedade.
    Aristóteles acreditava que educar para a virtude era também um modo de educar para viver bem – e isso queria dizer, entre outras coisas, viver uma vida prazerosa. No mundo atual, nem sempre se vê compatibilidade entre a virtude e o prazer.

    ResponderExcluir