MÉTODO “PEDAGOGIZADOR” E A PRÁTICA EDUCACIONAL
VOLTADA PARA INTERSUBJETIVIDADE.
O modelo de conhecimento baseado na perspectiva da razão instrumental promoveu uma educação com estilo “pedagogizador”, que se resume a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não é irrelevante para as reais necessidades do aluno. Essa postura de educação está a serviço de uma sociedade mercadológica e tecnocrática. Seus críticos vem tentando superar o estilo “pedagogizador” da educação. Lentamente, a educação vem se constituindo sob um novo discurso pautado pela transformação, mas ainda caminha sob a sombra do modelo “pedagogizador”. No Brasil, os desafios são enormes, porém contornáveis se forem adotados políticas educacionais adequadas, comprometidas com uma efetiva emancipação do sujeito.
A partir da Teoria da Ação Comunicativa, pode-se conceber o espaço da escola, como o lugar de exercitar a intersubjetividade entre aluno/professor/escola/família e comunidade, com o intuito de discutir os rumos da sociedade, isto é, a partir do momento em que os indivíduos perceberem como sujeitos e atores sociais, poderão pensar que a sociedade pode ser de outra maneira, e agir de outra maneira, refletindo sobre os problemas da sociedade, interpretando, participando, dialogando, enfim, buscando o consenso em torno dos interesses comuns.
A prática da intersubjetividade segundo a proposta da Teoria da Ação Comunicativa permite a conciliação de dois mundos: o mundo do sistema e o mundo da vida, onde a teoria e a prática estão interligadas através de ações concretas, numa dinâmica comunicativa entre os atores envolvidos visando novas racionalidades. Nesse sentido, um modelo de educação calcado na intersubjetividade é o mais apto para a construção de pessoas realmente esclarecidas, criativas e autônomas. É papel da educação, compreender essas dificuldades e propor mudanças, precisando ser revista com urgência.
Ao falarmos de uma educação guiada pela intersubjetividade, temos em vista a valorização social, política, econômica e ética de uma reflexão sobre os rumos da educação na complexidade das sociedades contemporâneas. A educação deve contribuir significativamente com o processo de desenvolvimento do aluno a partir da interpretação e análise crítica dos fenômenos culturais do seu cotidiano, levando-os ao exercício de uma prática de saber construtivo à sua vida.
Método Pedagogizador. Disponível nas Unidades I e IV, do material didático: Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011) Acesso em: 09/05/2012.

Genilza sabemos que educar é produzir sujeitos capazes de dominar a linguagem e de ter ação, calcadas em razões e argumentações justificadas, legítimas, exigências fundamentais para atender às demandas sociais, culturais, econômicas e éticas da modernidade. No entanto sabemos que no Brasil, os desafios são imensos, porém contornáveis mediante de políticas educacionais adequadas, cujo maior obstáculo é a escola pedagogizadora. Há certas transformações sociais que só ocorrerão por meio da educação construtora de sujeitos capazes e não apenas capacitados, autônomos e não apenas treinados, qualificados para a ação e não apenas para o exercício.
ResponderExcluirDisponível no site: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=653&dd99=view. Acesso em 14/05/2012.